O Ciência Hoje fechou (www.cienciahoje.pt). Numa altura em que já nem os jornais nacionais têm secções exclusivamente dedicadas à ciência, o Ciência Hoje era responsável, desde há anos, por um importante trabalho de divulgação de Ciência, não descurando a produção nacional.
A Ciência é fundamental para o desenvolvimento das sociedades. Nós portugueses temos disso exemplo caríssimo na transformativa expansão marítima de há séculos. E agora, numa sociedade cada vez mais complexa, a Ciência é fundamental para solucionarmos muitos dos problemas que enfrentamos. Sendo que há muitos aspectos a ter em conta na promoção de uma sociedade conhecedora, é inegável que a divulgação e difusão pública do conhecimento da Ciência são factores fundamentais e imprescindíveis.
O Ciência Hoje fazia uma parte importante desse trabalho. Durante muito tempo funcionou graças, sobretudo, a dotações financeiras públicas. Esse apoio não sobreviveu à difícil situação em que o país se encontra. O jornal precisa de cerca de 53.000 euros para voltar a funcionar e lança esta campanha que é subscrita por diversas personalidades. O valor solicitado permite o normal funcionamento do Ciência Hoje durante o tempo necessário para a sua propriedade passar para uma Associação sem fins lucrativos que julgamos ser o modelo ideal para funcionamento futuro. Todos os doadores particulares, instituicionais e empresariais que assim o desejem e manifestem podem vir a integrar essa futura Associação.
O Ciência Hoje é uma iniciativa da sociedade civil para a sociedade civil. O país tem vindo a empobrecer financeiramente nos últimos anos. Pior será o empobrecimento de uma sociedade que não consegue suportar os seus projectos de valor, que não consegue financiar o único meio de comunicação profissional exclusivamente dedicado à divulgação da Ciência.
Esta é uma iniciativa dedicada a angariar os fundos que permitam ao Ciência Hoje retomar as suas actividades. Sabemos que por estes dias nem todos têm disponibilidade para ajudar e que há imensas solicitações tão ou mais válidas. Mas aos que tiverem possibilidade pedimos que ajudem. Não é preciso muito: duas ou três mil pessoas a contribuírem meia centena de euros chegarão.
A campanha funciona da seguinte forma:
- Será utilizado este site, o Indigogo, para a angariação de fundo. É um intermediário independente e idóneo, responsável pela colecta dos fundos.
- O objectivo da campanha é de 53.500 euros: 35.000 para financiar a retoma do funcionamento do jornal; 15.000 para o pagamento de dívidas fiscais; e 3.500 para a comissão do site de angariação de fundos e despesas de processamento de pagamentos.
- Ao retomar o funcionamento, o Ciência Hoje manterá campanhas de angariação de fundos para garantir funcionamento e prestará contas da aplicação dos donativos aos doadores.
- Todos doadores serão nomeados no Ciência Hoje, caso não desejem ficar anónimos. Receberão ainda convites para eventos organizados pelo Ciência Hoje, como a Gala da Ciência.
- As instituições que queiram doar um mínimo de €2.500 terão direito a um banner lateral no Ciência Hoje durante seis meses.
Mais informações sobre o fecho do Ciência Hoje. Para mais informações sobre esta campanha, contacte-nos através do endereço cienciahoje@cienciahoje.pt.
Francisco Feijó Delgado
Post-doctoral Fellow - MIT -EUA
Esta subscrição conta com o apoio das seguintes personalidades:
- Álvaro Macieira-Coelho - 81 anos - Doutor em Medicina pela Universidade de Uppsala - Doutor Honoris Causa pela Universidade de Linkoping - Director de Investigação reformado do Instituto Nacional da Saúde e Investigação Médica - (INSERM, França)
- Amadeu MVM Soares - 52 anos - professor catedrático/director do Departamento de Biologia da UA - Universidade de Aveiro - Aveiro
- André Sucena Afonso – 35 anos – Biólogo, Postdoc fellow – Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil
- António Amorim, - 61anos - Professor Catedrático - Universidade do Porto
- Cândida Colaço Monteiro - 46 anos - assessora de comunicação/Fundação Casa da Música - Porto
- Catarina Lázaro - 31 anos - Jornalista do programa Click - parceria Universidade de AveiroA/Antena 1 - Porto
- Duarte Barral - 39 anos - Investigador/Professor Auxiliar - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
- Francisco Feijó Delgado - 31 anos - Post-doctoral Fellow - MIT -EUA
- Frederico Fiuza - 29 anos - Investigador/Lawrence Fellow - Lawrence Livermore National Laboratory, California, EUA
- Helena Vieira - 37 anos - CEO BIOALVO SA - Lisboa
- João Pedro Cesariny Calafate - 30 anos - Professor/Explicador como trabalhador independente - Educador/Divulgador científico - Criador, coordenador e editor do Ciência com Todos que está integrado no inED da ESE do Porto
- João Rodrigues – 48 anos – Professor Universitário – Centro de Química da Madeira, Universidade da Madeira – Funchal
- José António Salcedo - 62 anos - Engenheiro - Multiwave Photonics - Maia
- José Carlos Mota - 47 anos - investigador e professor universitário - Universidade de Aveiro - Aveiro
- Manuela Clara Carmona Juncal - 63 anos - arquitecta - Directora-Geral na Gaiurb.E.M.
- Manuel Paiva - 70 anos - Professor honorário da Universidade Livre de Bruxelas
- Onésimo Teotónio Almeida – 66 anos – Professor Catedrático – Brown University – EUA
- Orfeu Bertolami, Professor Catedrático - Departamento de Física e Astronomia - Faculdade de Ciências - Universidade do Porto
- Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos – 59 anos – Investigador Principal, Pró Reitor – Universidade dos Açores – Horta
- Tiago Outeiro – 37 anos – Professor Universitário – University Medical Center Goettingen – Alemanha